Atulamente vemos uma intensa campanha de todos os meios de comunicação para o uso da bicicleta, não só como meio de colaborar com a natureza, como também para manter uma boa saúde.
Ao longo de séculos, observamos o quanto a bicicleta evoluiu em design, tecnologia, conforto...
A história da bicicleta começa de fato com a criação de um brinquedo, o "celerífero", realizado pelo Conde de Sivrac em 1790. Construído todo em madeira, constituído por duas rodas alinhadas, uma atrás da outra, unidas por uma viga onde se podia sentar. A máquina não tinha um sistema de direção, só uma barra transversal fixa à viga que servia para apoiar as mãos. A brincadeira consistia em empurrar ou deixar correr numa descida para pegar velocidade e assim tentar manter-se equilibrado de maneira muito precária por alguns metros.
O alemão Barão Karl von Drais, engenheiro agrônomo e florestal vindo de família de posses, pode ser considerado de fato o inventor da bicicleta. Em 1817 instalou em um celerífero um sistema de direção que permitia fazer curvas e com isto manter o equilíbrio da bicicleta quando em movimento e passou a chamar draisiana. Usou para percorrer o trajeto entre Beaun e Dijon, na França, à velocidade média de 15 km/h, o primeiro "recorde ciclístico".
Pierre Michaux, um carroceiro da cidade de Brunel, França, em 1855, recebeu em sua oficina uma draisiana para reparos. Acabou redesenhando todo o projeto original, criando um quadro de ferro e um sistema de propulsão por alavancas e pedais na roda dianteira. Gostou tanto do resultado que acabou por optar pela sua fabricação. Estava criado o que viria a ser chamado de "velocípede". Consegue fabricar 142 unidades em 12 meses.
Mas foi em 1820 que deu-se o grande passo da história ciclística: o escocês Kikpatrick McMillan adapta ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras de ferro. Estas duas barras tinham a função de um pistão, eram acionadas pelos pés, o que provoca o avanço da roda traseira.
Em 1877, Rouseau apresentou ao mundo um dispositivo que, por meio de duas correntes, multiplicava o giro da roda dianteira. Um parisiense, Vicent, também deu sua contribuição a esta série de eventos ao construir a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira, em 1880. A invenção do pneu, por sua vez, ocorreu em 1887, por James Boyd Dunlop, na Irlanda, e foi em pouco tempo modernizada, quando o francês Michelin lançou o pneu desmontável em 1891.
A partir daí, a evolução foi cada vez mais rápida e hoje estão disponíveis inúmeros modelos, conforme sua personalidade, costumes e necessidades.
Agora, basta escolher o seu modelo preferido e começar a pedalar, para o bem da natureza e da sua saúde.Por exemplo:
|
cara de pau |
|
|
competitivo |
|
contra incontinências |
|
|
divorciados |
|
ecológica |
|
personalisada
|
|
familiar |
|
necessidades especiais |
|
também tem as suas |
|
maratonista |
|
netmaníaco |
|
nostálgico |
|
esquiador |
|
tem muita sede |
|
quebra galho |
|
para o Ricardão |
|
compras |
|
surfista |
|
tradicional |
|
moderno |
|
ultramoderno |
Nenhum comentário:
Postar um comentário