terça-feira, 10 de maio de 2011

A Bicicleta

Atulamente vemos uma intensa campanha de todos os meios de comunicação para o uso da bicicleta, não só como meio de colaborar com a natureza, como também para manter uma boa saúde.
Ao longo de séculos, observamos o quanto a bicicleta evoluiu em design, tecnologia, conforto...

A história da bicicleta começa de fato com a criação de um brinquedo, o "celerífero", realizado pelo Conde de Sivrac em  1790. Construído todo em madeira, constituído por duas rodas alinhadas, uma atrás da outra, unidas por uma viga onde se podia sentar. A máquina não tinha um sistema de direção, só uma barra transversal fixa à viga que servia para apoiar as mãos. A brincadeira consistia em empurrar ou deixar correr numa descida para pegar velocidade e assim tentar manter-se equilibrado de maneira muito precária por alguns metros.
O alemão Barão Karl von Drais, engenheiro agrônomo e florestal vindo de família de posses, pode ser considerado de fato o inventor da bicicleta. Em 1817 instalou em um celerífero um sistema de direção que permitia fazer curvas e com isto manter o equilíbrio da bicicleta quando em movimento e passou a chamar draisiana. Usou para percorrer o trajeto entre Beaun e Dijon, na França, à velocidade média de 15 km/h, o primeiro "recorde ciclístico".
Pierre Michaux, um carroceiro da cidade de Brunel, França, em 1855, recebeu em sua oficina uma draisiana para reparos. Acabou redesenhando todo o projeto original, criando um quadro de ferro e um sistema de propulsão por alavancas e pedais na roda dianteira. Gostou tanto do resultado que acabou por optar pela sua fabricação. Estava criado o que viria a ser chamado de "velocípede". Consegue fabricar 142 unidades em 12 meses.
Mas foi em 1820 que deu-se o grande passo da história ciclística: o escocês Kikpatrick McMillan adapta ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras de ferro. Estas duas barras tinham a função de um pistão, eram acionadas pelos pés, o que provoca o avanço da roda traseira.
Em 1877, Rouseau apresentou ao mundo um dispositivo que, por meio de duas correntes, multiplicava o giro da roda dianteira. Um parisiense, Vicent, também deu sua contribuição a esta série de eventos ao construir a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira, em 1880. A invenção do pneu, por sua vez, ocorreu em 1887, por James Boyd Dunlop, na Irlanda, e foi em pouco tempo modernizada, quando o francês Michelin lançou o pneu desmontável em 1891.
A partir daí, a evolução foi cada vez mais rápida e hoje estão disponíveis inúmeros modelos, conforme sua personalidade, costumes e necessidades.
Agora, basta escolher o seu modelo preferido e começar a pedalar, para o bem da natureza e da sua saúde.Por exemplo:

cara de pau

competitivo

contra incontinências

divorciados

ecológica

personalisada


familiar


necessidades especiais

também tem as suas


maratonista

netmaníaco

nostálgico

esquiador

tem muita sede

quebra galho

para o Ricardão

compras

surfista

tradicional

moderno

ultramoderno




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