segunda-feira, 4 de abril de 2011

04/04 - Data Histórica

Hoje,  dia 04 de abril, uma das maiores personalidades do século passado, o reverendo e  humanista Martin Luther King, era morto a tiros na cidade de Memphis (USA), no ano de 1968.
Relembrando um pouquinho os fatos históricos, Martin Luther King tornou-se um militante pela igualdade racial após a prisão de uma costureira negra chamada Rosa Parks, em dezembro de 1955, na cidade de Montgomery, que se recusou a ceder o  assento em que estava no coletivo a um passageiro branco. Martin era pastor na cidade liderou um movimento pelo boicote aos ônibus e libertação de Rosa. Passado um ano desse fato, se transformara no líder nacional do movimento negro.
Abaixo, o vídeo de seu mais famoso discurso, proferido 24 horas antes do atentado que o feriu mortalmente.

 


Coincidentemente, na semana passada, no programa CQC da Rede Bandeirantes, no quadro “O  Povo quer saber”, foi entrevistado o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Foi uma das maiores manifestações racistas e homofóbicas que já tive o desprazer de assistir.

Lamento que seu discurso ecoa por várias esquinas desse país, através da boca de cada eleitor que depositou seus ideais nas mãos ou no mandato desse parlamentar.
Prova disso, é que uma das vítimas diretamente atingidas pelo seu discurso conservador de extrema direita, a cantora Preta Gil, abriu um processo judicial contra ele e teve sua página da internet atacada por hackers. Várias gangues de skinheads (grupos neonazistas) que atacam negros, gays ou qualquer outra pessoa que "arianamente" julgam inferiores, foram descobertas e identificadas com farto material de propaganda.
Diversas demonstrações de intolerância têm submetido cidadãos comuns a cenas de violência e humilhação nesse país que é tido como um dos mais amigáveis, acolhedores, democráticos e solidários do mundo.
Wilson Simonal compôs e gravou uma música belíssima, incitando todos a tomar atitudes de paz, amor e igualdade.



Nenhum comentário: